AVIÃO

Posted on segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 0 comentários -


O suposto Avião de Da Vinci tinha um princípio fundamental para voar, o formato das asas, por causa da diferença de pressão nos dois lados da asa. Na parte superior: força de sustentação ( deslocando de ar com maior velocidade e menor pressão.) Na parte inferior: força peso.(deslocamento de ar com menos velocidade e maior peso.
Um dos motivos aos quais o invento de Leonardo não voou é o fato de não haver nele um motor. Sem o motor era praticemente impossivel para qualquer força humana dar um impulso razoavel para que o avião voasse, pois o invento era de uma estrutura pesada. E também não seria possivél plainar no ar, nem pousar de lá pois são coisas humanamente impossíveis de ser realizadas, como dito anteriormente.Ao contrário dos passáros que tem esta capacidade natural.

Arca Gigante - BESTA

Posted on - 0 comentários -

A Besta ainda é muito utilizada para a caça na Europa, e apesar das modificações que ela sofreu durante essas décadas, ela ainda continua sendo um "arco". (por sua vez uma mola)
Existe 2 fatores que determinam a quantidade de energia que se pode armazenar num arco:1º A força da puxada. 2º a distância de puxada.
Ou seja, o resultado depende de qual é a força e quanto mais você puxa o arco. (distância). Sendo assim a velocidade da flecha que está no arco pode ser alterada. Os princípios de um arco são os mesmo ultilizados na Besta de Da Vinci, com poucas alterações que ele acrescentou para se ter um melhor aproveitamento do invento. O principal fundamento físico é a quantidade de moviemento.

Carro de Fogo - TANQUE DE COMBATE

Posted on - 0 comentários -

O Tanque de combate já era utilizado na Idade Média, o que Leonardo da Vinci fez foi aprimorar o que já existia á sua maneira. Seu tanque era composto por uma série de canhões montados em toda a sua circunferência e funcionava através da ativação de roldanas e rodas dentadas que eram movidas a partir da força humana ou animal. (ENGRENAGENS)
Seu processo de funcionamento: operadores giravam a roldana principal o que fazia com que as rodas se movessem, e assim a estrutura seguiria o seu caminho sem qualquer problema. (Sob um terreno plano)
- Um dos princípios físicos aplicados ao invento é a força mecênica e a quantidade de movimento.

O Helicóptero de Leonardo da Vinci

Posted on - 0 comentários -

O projeto de Da Vinci (nome original : La Hélice), teve inspiração no "helicóptero" de Archimedes, mas nunca saiu do papel, por causa de alguns detalhes.
Suas asas em espiral era um fator importante no seu funcionamento , mas era necessário que existisse um motor para dar impulso, e adquirir sucesso no voô, como pode se observar nos helicópteros da atualidade, que tiveram muitas modificações do de Da Vinci.
O princípio da ação e reação de Newton se aplica perfeitamente ao invento, pois ao dar um impulso consequentemente o aparelho sobe e se suspende no ar.

Bicicleta de Da Vinci

Posted on quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 0 comentários -

A bicleta de Da Vinci funcionava da mesma forma que as de hoje em dia, com a força que nós aplicamos nos pedais que estão ligados as rodas traseiras pela corrente. Quando pedalamos, aplicamos uma força que faz o pneu girar, fazendo assim com que haja locomoção.,

Os princípios físicos da bicleta eram a força aplicada, a mecânica, velocidade e movimento.

3 - Velocidade Angular média reperesenta o processo de rotação (mudança de orientação) que ocorre em um instante de tempo.

Carro Auto-propelido/ 2° Bimestre

Posted on - 0 comentários -

O carro auto propelido de Da vinci se movia com a força aplicada para duas engrenagens se moverem, como um brinquedo de dar cordas, mas sendo colocado uma "trava" nessas engrenagens para que não se gastasse a "energia" aplicada pelas mesmas.
Os princípios físicos envolvidos, são velocidade, para que o carro funcionasse por mais tempo, ação para que suas peças funcionassem, e força mecânica aplicada para dar início ao movimento.
Um conceito desenvolvido por Da vinci, e enunciado a mais de 200 anos depois por Newton é o de Quantidade de movimento (Momentum), que é o produto da massa (m) pela velocidade (v). Simplificando é a quantidade de força (Impulso) que é aplicada no corpo para alcançar certa velocidade.

COBE - Cosmic Background Explorer

Posted on segunda-feira, 22 de março de 2010 - 0 comentários -

Cosmic Background Explorer (COBE) foi o primeiro satélite que tinha a finalidade de investigar as chamadas radiações cósmicas de fundo, mais específicamente falando, as radiações cósmicas resultadas do Big Bang. O lançamento do COBE foi no dia 18 de novembro de 1989, com a missão com a duração de 4 anos, pesando cerca de 2270 KG.
Como planetas, estrelas, galáxias e nuvens de gás emitem muito pouco microondas, o satélite podia ver diretamente a luz que o Universo emitiu quando passou de opaco para transparente, na chamada época da recombinação, cerca de 380 mil anos após a suposta grande explosão.

Os dados obtidos pelo COBE, divulgados por John Cromwell Mather (1946-) - cientista coordenador do projeto COBE, fitam perfeitamente um corpo negro com temperatura de 2,735 K, com uma incerteza menor que 1%, valor da radiação predita para o gás de quando o Universo se formou, visto com um avermelhamento correspondente, a expansão do Universo estica o comprimento de onda pelo mesmo fator que o Universo se expande entre a emissão e a observação.
Cada metro cúbico do Universo contém, em média, 400 milhões de fótons e somente 0,1 átomos.

A radiação do fundo do Universo mostra suas condições 380 mil anos após o Big Bang, quando o Universo era dominado por radiação. Nesta época a temperatura do Universo caiu para cerca de 3000 K, suficiente para que os prótons e as partículas formadas nos três a quatro primeiros minutos do Universo, começassem a capturar elétrons e formar átomos de hidrogênio e hélio neutros.

Ajudou afirmar a teoria do Big Bang, pode ser considerado o ponto de partida para transformar a cosmologia em uma ciência exata.

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/univ/

A teoria do Big Bang

Posted on domingo, 21 de março de 2010 - 0 comentários -

Existem muitas teorias sobre a criação do universo, a mais aceita é o Big Bang.

Qualquer pessoa que goste de pesquisar e tem curiosidade sobre a origem do universo, deve estar de saco cheio de ver o início da maioria dos textos começarem ou obterem no seu conteúdo a frase acima, eu também, porém a parte mais "broxante" disso, é ver que a teoria mais aceita, é uma loucura com proporções enormes. Opinião pessoal do autor do texto =]

O fato é que a teoria do Big Bang é uma teoria Científica, ou seja não foi comprovada porém é aceita pela comunidade ciêntifica mundial,essa teoria foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968).
Segundo ele, o universo surgiu dessa explosão que teria ocorrido a 15 Bilhões de anos, havia apenas uma pequena e densa esfera do tamanho de uma ponta de agulha, com toda a matéria do universo dentro. (Nesse ponto vemos alguns dizerem matéria, outros energia, outros matéria e energia.) Com isso podemos concluir que além de uma teoria que é impossível de ser comprovada, ela ainda é confusa e tem muitas variações...
Prosseguindo com o nosso raciocínio, essa explosão formou o universo e tudo que há nele, inclusive nosso querido e bonito planeta terra, as primeiras partículas, Protóns e nêutrons se juntaram para formar os elementos que podemos ver em nossa tabela periódica, o primeiro foi o Hidrogênio, acredita-se nisso pelo fato de a probabilidade de se juntar as partículas suficientes para formar o Hidrogênio ser maior do que para se formar qualquer outro elemento.

Cerca de 1 Milhão de anos após o Big Bang os elementos começaram a se unir formando as galáxias, os planetas teriam se formado a partir de nuvens cósmicas resultadas da explosão. Também acredita-se que o universo esta se expandindo, e isso é observado até os dias atuais, algo que reforça muito a teoria, porém muitos estudiosos temem que essa expansão seja um fenômeno que esteja acontecendo apenas no límite do observável do telescópio mais potente a que tivemos alcance, o Hubble.

Inevitávelmente, o Big Bang nunca será comprovado, pessoalmente eu acredito que muitos iludem a si mesmos acreditando nisso, como uma forma de consolação, já que tirando a teoria do criacionismo (que é a que acredita que Deus criou o mundo em 6 dias e descansou no sétimo.) não existe nada em que possamos se apoiar mais sólidamente (talvez seja por isso que existe a religião) pode ser por medo, ou por orgulho de não querer acreditar em um ser superior que existe essa famosa teoria do Big Bang, de qualquer forma, nunca saberemos exatamente como tudo se formou, o por que estarmos aqui, de onde viemos e pra onde vamos. Cada um pode pesquisar e tentar tirar algo que satisfaça sua curiosidade e vontade de saber a verdade, porém como podemos acreditar num texto como esse que você acabou de ler? ou das informações retiradas da internet para fazê-lo? Nós não estávamos presentes, não vimos, são poucas as coisas de que podemos ter certeza quando se trata dessa assunto, por isso, a origem do nosso universo será uma dúvida até a nossa morte, quando não poderemos mais dúvidar, ou quem sabe sim.